São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. Esses são os seis municípios que abrangem a Serra da Canastra. A região se encontra dentro da Bacia do rio São Francisco e do Paraná, possui grande quantidade de cachoeiras e, claro, uma imensidão paisagística da serra.
Canastra é um baú antigo e devido ao formato de baú que a serra possui, a região acabou sendo batizada com esse nome. Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972. O que talvez você não saiba é que esse parque foi criado com o objetivo de proteger as nascentes do rio São Francisco.
O lugar é um verdadeiro paraíso. Diferente de vários pontos turísticos mineiros, lá a vegetação é uma transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Além do parque e das diversas cachoeiras que a Serra abriga, trilhas, piscinas naturais e muito queijo atraem turistas o ano inteiro.
Falando em queijo, essa é a iguaria mais famosa da Canastra. A fabricação do queijo Canastra teve início há mais de dois séculos. Em maio de 2008, o queijo Canastra foi contemplado com o registro de bem imaterial do país, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Sério, Minas é uma lindeza nas paisagens, as pessoas são acolhedoras e ainda tem queijo “premiado”. A pastagem natural do alto da serra, as águas cristalinas, a altitude e o clima da Serra da Canastra são os segredinhos para chegar ao sabor inconfundível do queijo Canastra.