Pão de Queijo é tradição da culinária mineira. Falar de pão de queijo e amor por Minas é quase uma redundância. Minas Gerais é um estado acolhedor e a principal referência desse acolhimento está numa mesa posta, recheada de pães de queijo e Café Barão® passado na hora.
A Maria Oneda, Leda para os mais íntimos, nasceu em Bonfim e cresceu em Contagem. Com essas raízes mineiras, o dom de fazer uma comida cheia de sabor e afeto está no sangue.
Ela faz um pão de queijo que ninguém resiste. É muito saboroso e macio. Para se ter uma ideia, nunca falta essa delícia nas noites de Natal da família. Sim, é isso mesmo! Na noite de Natal, a estrela é o pão de queijo recheado com pernil.
Quer saber como ela faz essa delícia? Pode ficar tranquilo que trouxemos não só a receita como o segredinho dela: sovar muito, muito, muito. Não tenha dó de colocar a mão na massa, amassar os ingredientes com cuidado e intensidade.
Tamo esperando o quê? Bora pra cozinha preparar essa delícia, uai!
1 kg de polvilho azedo
1 copo (250ml) de água
1 copo (250ml) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
8 ovos
400g de queijo canastra ralado (nem muito curado nem muito fresco)
Sal a gosto
Em uma panela ferva a água, o leite e o óleo. Em seguida escalde o polvilho com essa mistura quente e mexa até esfriar o suficiente para sovar com as mãos.
Em seguida adicione os 8 ovos e torna a mexer, sovando a massa até ficar no ponto de enrolar.
Adicione o sal a gosto, o queijo canastra ralado e amasse por mais um tempo. Quanto mais sovar a massa, mais macio ficará seu pão de queijo.
Faça as bolinhas e coloque para assar em forno preaquecido a 200°C, por aproximadamente 30 min.
Retire do forno quando o pão de queijo estiver dourado, sirva quentinho acompanhado do seu Café Barão®.